MORADIA AMOREIRA

Este trabalho, actualmente em construção, diz respeito ao projecto de arquitectura de uma moradia unifamiliar, situada na freguesia de Alcabideche, no concelho de Cascais.

O projecto resulta de uma composição de dois volumes, o dominante, na cor branco, que é a própria estrutura da casa, e um segundo, de cor cinzenta escuro, que pousa no primeiro, balançando-se para fora nas suas extremidades. A casa exteriormente joga com o branco das paredes, o cinzento escuro dos vãos e deste volume que parece suspenso e destacado do restante. As guardas de vidro nas varandas trazem uma sensação de leveza e amplitude dos espaços não criando barreiras visuais.

Trata-se de uma habitação unifamiliar com pisos acima da cota de soleira e um piso abaixo da cota de soleira para estacionamento. A entrada faz-se pela fachada orientada a sul, que nos leva directamente a um átrio, ponto a partir do qual temos ligação às restantes divisões da casa. É também a partir deste ponto que temos ligação com a sala com orientação também para sul, e que se destaca pelo seu vão de janela de grandes dimensões, criando assim uma forte ligação entre o interior e o exterior. No piso superior encontramos a área intima da casa. 

FICHA TÉCNICA

Projecto: Moradia Unifamiliar 

Localização: Amoreira - Cascais 

Arq. Responsável: Eduardo Coelho

Área do Terreno: 302 m2 

Área de Construção: 311 m2 

Ano do Projecto: 2018